TECH REPORT

2019 

PANORAMA SETOR DE

TECNOLOGIA CATARINENSE

Realização

Produção técnica 

Web 

LOGOTUPIX.png
logo_lagoasoft_webapplications.png

/

O que é o programa?

As projeções de consumo de energia global até 2040 apontam o Brasil como uma das economias em aceleração. Até este ano, o país deve manter taxa de crescimento de seu consumo em 2,2% ao ano, enquanto que a média global é de 1,2% a.a.. Com isso, a participação do mercado brasileiro no consumo global de energia deve chegar a 3% até 2040. 

Para atender a esta demanda, é preciso uma transição para um sistema de energia mais inclusivo, sustentável, acessível e seguro, de modo que os desafios globais do alto consumo sejam superados. Assim como as demais tecnologias habilitadoras, soluções em energia são capazes de promover e aprimorar as cadeias produtivas existentes, tornando-as essencial para o desenvolvimento de todo ecossistema tecnológico.

A Vertical Energia, que conta com 20 empresas, e tem como um dos seus principais projetos o Energy Show, que debate assuntos pertinentes do mercado, destaca oportunidades, seleciona e apresenta startups com soluções inovadoras.

Fonte: ACATE, BP Energy Outlook 2019, World Economic Forum.

20

empresas

R$125

milhões

de faturamento

388

empregos

gerados

Produtividade

R$321,6 mil

por colaborador

Case

Energy Show: Tecnologia e inovação no setor de energia

Alinhado ao objetivo de promover diálogos entre os setores produtivos para encontrar soluções inovadoras aos negócios, destaca-se a realização do Energy Show. O evento, criado em 2010, está caminhando para sua 10ª edição no próximo ano e está em constante evolução. “Estamos sempre atualizando o discurso ao público e às necessidades do mercado, trazendo cada vez mais cases e palestrantes de peso dentro do setor de energia”, celebra Ricardo Grassmann, diretor da Vertical Energia.

Segundo Ricardo,o Energy Show  surgiu de um evento realizado por uma empresa do segmento que convidou seus clientes para um bate-papo sobre o cenário estadual e nacional, bem como soluções e inovações para o setor de energia. “Com isso, tivemos a ideia de expandir esse encontro para que todas as associadas da Vertical Energia pudessem reunir seus clientes, apresentar cases, promover networking e debater soluções inovadoras e sustentáveis para suportar o crescimento do mundo”, explica.

Na última edição do Energy Show, realizada em 2019, o tema norteador foi O futuro da energia, hoje. “O setor de energia enfrenta importantes transformações, e os agentes do setor precisam estar em constante atualização para entregar soluções cada vez mais sustentáveis para a sociedade e para o progresso”, afirma Ricardo. O evento teve foco em como as empresas de tecnologia que desenvolvem soluções voltadas à energia podem inovar e promover a melhoria da eficiência energética do nosso Estado e país, colaborando com os demais agentes do setor e seguindo as principais tendências tecnológicas.

“Eu acredito que o sucesso do Energy Show está muito vinculado a esse perfil de trazer para o evento exatamente o que a sociedade está buscando, e a manter a linha que representa a Vertical: empreendedores inovadores no segmento de energia. E não somente empresas grandes, mas também startups que quando reúnem suas forças e expertises, conseguem trazer o melhor de cada tecnologia para grandes projetos”, finaliza Ricardo.

Um grupo de empresas que busca inovação para o setor de energia

b_educ.png
b_mani.png
b_agro.png
b_iot.png
b_segur.png
b_econcria.png
b_sust.png
b_constr.png
b_concloud.png
b_funt.png
b_saude.png
b_energia.png

Navegue pelas demais Verticais de Negócios e explore novos cases e os números que estão ajudando a levantar a economia catarinense.