O que é?
Estimativas do PWC Global Industry Survey mostram que o uso de tecnologias digitais na indústria pode somar 14,2 trilhões de dólares na economia global até 2030. No Brasil, a CNI estima que 21,8% das indústrias projetam ter o processo produtivo digitalizado até 2027. Com a adoção de práticas da Indústria 4.0 na matriz produtiva, o país terá uma economia de R$ 73 bilhões ao ano.
A Vertical Manufatura reúne 29 empresas de tecnologia que atuam no setor industrial
com sistemas de gestão, automação e controle, rastreabilidade, controle de produção, entre outras tecnologias, visando a melhoria de processos produtivos, a redução de custos, o desenvolvimento acelerado de produtos, e a construção de novos modelos de negócios. São produtos e serviços de fabricação, tecnologia laser para corte e gravação, automação de processos, plataformas eletrônicas embarcadas, soluções
em software para supervisão e controle.
Atualmente, o grupo tem como principal foco a aceleração do tema Indústria 4.0 no Brasil, e vem trabalhando, em parceria com outras entidades, em uma série de iniciativas para fortalecer o trabalho dos empreendedores associados e para desenvolver a indústria brasileira a partir do conhecimento, da cultura inovadora e da tecnologia. A Vertical Manufatura 4.0 representa a ACATE no Cluster 4.0, junto à ABIMAQ (Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos) e à ABII (Associação Brasileira de Internet Industrial) para divulgar e implementar conceitos da indústria 4.0 no país, por meio do evento Imersão 4.0.
Fonte: ACATE, ABDI, CNI e PWC Global Industry Survey.