top of page

Metodologia

As informações apresentadas neste documento têm como fonte principal
o Sistema de BI do Observatório ACATE, desenvolvido pela Neoway.
O levantamento contempla dados de empresas, faturamento, empreendedores e
trabalhadores. Também foram consultados os dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) e do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED).

 

Vale destacar que o Tech Report 2021 contou com nova formatação das atividades
que compõem o setor. Além disso, estimativas mais precisas do faturamento
de empresas foram incoporadas.

Com estas mudanças na metodologia, os dados históricos foram atualizados para
que o comparativo de crescimento entre os anos fosse mais fidedigno ao panorama do setor de tecnologia de Santa Catarina.

As atividades econômicas que identificam o setor seguem a Classifi cação Nacional
de Atividades Econômicas (CNAE 2.0), e se dividem em Hardware (Indústrias de Transformação), Software e Serviços (Informação e Comunicação, Atividades

Profissionais, Científicas e Técnicas, Outras Atividades de Serviços).

Menu

ABRANGÊNCIA DO SETOR

A base de dados utilizada na publicação é da empresa Neoway Business Solutions, o SIMM (Sistema de Inteligência MultiMercado). Um BI sobre a base de dados do SIMM foi construído por intermédio de uma parceria entre a Neoway e a ACATE. Foram construídas estatísticas sobre as empresas, sócios e colaboradores.

metodologia.png

Seção

Divisão

As estimativas do número de colaboradores do setor de tecnologia e dos profissionais especialistas em TI receberam modificações pontuais em relação às divulgações oficiais. No caso dos profissionais, foram desconsiderados os números de analistas de sistemas para o ano de 1994, que apresentava inconsistência com a série histórica.

 

Quanto ao número de trabalhadores do setor de tecnologia catarinense dos anos de 2016 e 2017, houve adaptação do registro de atividade econômica principal de algumas empresas do setor na base do Ministério do Trabalho, as quais tiveram seu montante  de trabalhadores contabilizados a partir do Sistema de BI da Neoway.

Denominação

metodologia.png

TECH 

REPORT

PANORAMA

SETOR DE

TECNOLOGIA

CATARINENSE

2021 

REALIZAÇÃO

acate.png

A Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE) representa os interesses do setor tecnológico catarinense desde 1986. Suas ações buscam aumentar o reconhecimento dessa indústria no estado, país e também internacionalmente. Para reforçar o ecossistema de inovação catarinense, a Associação é gestora de iniciativas como a incubadora MIDITEC, o laboratório de inovação aberta Link Lab, Verticais de Negócios, rede de investidores-anjo, entre muitas outras. Reunindo 1,4 mil empresas e organizações de base tecnológica, tem como missão promover a cultura da inovação em toda Santa Catarina.

neoway.png
logo.png

A Neoway é a maior empresa da América Latina de Big Data Analytics e Inteligência Artificial para negócios. Fundada em 2002, oferece soluções inteligentes que transformam informação em conhecimento e geram produtividade e precisão para as estratégias de marketing, compliance, prevenção contra perdas, entre outros. Com cerca de 450 colaboradores, atende 18 grandes setores, como financeiro, automotivo e transporte, bens de consumo, cobrança e recuperação, construção civil, óleo e gás, saúde e tecnologia. 

Uma empresa com soluções inovadoras em dados e informações econômicas. A Caravela Soluções conta com a participação em projetos de grande relevância para o estado de Santa Catarina. Especialista em economia regional, a empresa identifica oportunidades de mercado, realiza estudos, projeções estatísticas e desenvolve plataformas de visualização e interação de dados.

logofinep.png

Fortalecer o Sistema de Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, por meio do apoio às empresas brasileiras nascentes de base tecnológica, que possuam papel fundamental na introdução de novas tecnologias e modelos de negócios no mercados.

bottom of page