TECH REPORT

2019 

PANORAMA SETOR DE

TECNOLOGIA CATARINENSE

Realização

Produção técnica 

Web 

LOGOTUPIX.png
logo_lagoasoft_webapplications.png

/

Metodologia

Os dados apresentados neste documento tem como fonte principal o Sistema de BI do Observatório ACATE, desenvolvido pela empresa Neoway, o qual compõe dados de empresas, faturamento, empreendedores e trabalhadores. Além destas informações, também foram consultados os dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), e do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED).

 

Ainda que ambas fontes apresentam números de trabalhadores formais, os dados da RAIS correspondem a um levantamento anual do emprego, enquanto os dados do CAGED monitoram mensalmente o processo de admissão e desligamento dos empregados regidos apenas pelo regime CLT. A diferença entre as categorias admissão e desligamento resultam no saldo de empregos, que indica a variação do número de colaboradores totais, mas não se iguala ao dado divulgado anualmente pela RAIS por diferenças metodológicas. 

 

As atividades econômicas que identificam o setor seguem a Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE 2.0), e se dividem em Hardware (Indústrias de Transformação), e Software e Serviços (Informação e Comunicação, Atividades Profissionais, Científicas e Técnicas, Outras Atividades de Serviços).

A base de dados utilizada na publicação é da empresa Neoway Business Solutions, o SIMM (Sistema de Inteligência MultiMercado). Um BI sobre a base de dados do SIMM foi construído por intermédio de uma parceria entre a Neoway e a ACATE. Foram construídas estatísticas sobre as Empresas, Sócios e Colaboradores.

 

Abrangência do Setor

ABRANGÊNCIA DO SETOR

As estimativas do número de colaboradores do setor de tecnologia e dos profissionais especialistas em TI receberam modificações pontuais em relação às divulgações oficiais. No caso dos profissionais, foram desconsiderados os números de analistas de sistemas para o ano de 1994, que apresentava inconsistência com a série histórica.

Seção

Divisão

Denominação

Quanto ao número de trabalhadores do setor de tecnologia catarinense dos anos de 2016 e 2017, houve modificação do registro de atividade econômica principal de algumas empresas do setor na base do Ministério do Trabalho, as quais tiveram seu montante de trabalhadores contabilizados a partir do Sistema de BI da Neoway.

TECH 

REPORT

PANORAMA

SETOR DE

TECNOLOGIA

CATARINENSE

2019 

Realização

REALIZAÇÃO

acate.png

A Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE) representa os interesses do setor tecnológico catarinense desde 1986. Suas ações buscam aumentar o reconhecimento dessa indústria no estado, país e também internacionalmente. Para reforçar o ecossistema de inovação catarinense, a Associação é gestora de iniciativas como a incubadora MIDITEC, o laboratório de inovação aberta Link Lab, Verticais de Negócios, rede de investidores-anjo, entre muitas outras. Reunindo 1,2 mil empresas e organizações de base tecnológica, tem como missão promover a cultura da inovação em toda Santa Catarina.

neoway.png

A Neoway desenvolve tecnologias inovadoras que ajudam empresas a ganhar mais e perder menos. Especialista em Big Data Analytics, atua em Inteligência de Mercado, com solução para Vendas (geração de leads e gestão de time de vendas), e nas áreas de prevenção a perdas, due diligence e recuperação de ativos.

caravela.png

Uma empresa com soluções inovadoras em dados e informações.

A Caravela Soluções conta com a participação em projetos de grande relevância para o estado de Santa Catarina. Especialista em tratamento e análise de dados, a empresa realiza estudos, projeções estatísticas e desenvolve plataformas de visualização e interação de dados.

logofinep.png

Fortalecer o Sistema de Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, por meio do apoio às empresas brasileiras nascentes de base tecnológica, que possuam papel fundamental na introdução de novas tecnologias e modelos de negócios no mercados.