O que é?

Com participação de 21,4% no PIB nacional, o agronegócio brasileiro caminha para ser um dos líderes na produção de alimentos e um dos maiores fornecedores de suprimentos no cenário agropecuário internacional.

Dados do Radar Agtech 2019 mostram que a tecnologia está cada vez mais presente no setor. O estudo mapeou 1.125 empresas que investem em melhorias e tecnologia para o campo no agronegócio brasileiro. Santa Catarina ocupa o 5º lugar no ranking, com 70 startups nessa área.

As estimativas do Fórum Econômico Mundial apontam que a população global deve aumentar para quase 10 bilhões até 2050, levando a aumento de até 3 bilhões de toneladas no consumo de cereais. Essa escalada no consumo se torna um importante desafio para o agronegócio. 

Na ACATE, um grupo de 17 empresas participam da vertical e desenvolvem inovações para o setor do Agronegócio. As Agrotechs oferecem sistemas (softwares e hardwares) que auxiliam na gestão e produtividade de propriedades rurais, aumentam o controle de qualidade de produtos, apoiam iniciativas junto a produtores familiares e ajudam a tornar o campo um ambiente propício à inovação e à tecnologia. 

Entre os principais projetos já desenvolvidos pela Vertical, estão os anuários Agronegócio & Tecnologia, que concentram informações como políticas públicas, financiamentos e softwares específicos para o desenvolvimento do setor, além de compor o Núcleo de Inovação Tecnológica para Agricultura Familiar (NITA), atuando como um elo entre as startups e a demanda de cooperativas e agricultores catarinenses por inovação e novas tecnologias.


Fonte: ACATE,  Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil, Fórum Econômico Mundial e Radar Agtech 2019.
 

17

empresas

R$219

milhões

de faturamento

Produtividade

R$243 mil

por colaborador

b_educ.png
b_mani.png
b_agro.png
b_iot.png
b_varej.png
b_segur.png
b_econcria.png
peopletech.png
b_constr.png
Ativo 2@3x.png
b_funt.png
b_saude.png
b_energia.png

Navegue pelas demais Verticais de Negócios e explore novos cases e os números que estão ajudando a levantar a economia catarinense.

TECH REPORT

2020 

PANORAMA SETOR DE

TECNOLOGIA CATARINENSE

Realização

Produção técnica 

Web 

LOGOTUPIX.png
logo_lagoasoft_webapplications.png

/