TECH REPORT

2019 

PANORAMA SETOR DE

TECNOLOGIA CATARINENSE

Realização

Produção técnica 

Web 

LOGOTUPIX.png
logo_lagoasoft_webapplications.png

/

O que é o programa?

De acordo com o World Economic Forum, a população global deve aumentar para quase 10 bilhões até 2050, o que causa um aumento de até 3 bilhões de toneladas no consumo de cereais. No Brasil, o Agronegócio tem expressiva participação econômica, contribuindo com 23,5% do PIB nacional e caminhando para ser o maior produtor de alimentos do mundo.

De acordo com o 2ª Censo Agtech Startups Brasil, o número de agrotechs no país passou de 76 para 184 empresas entre 2016 e o primeiro semestre de 2018, o que gerou mais de 1,5 mil postos de trabalho.

Na ACATE, um grupo de 17 empresas desenvolve inovações para o setor do Agronegócio. As Agrotechs oferecem sistemas (softwares  e hardwares) que auxiliam na gestão e produtividade de propriedades rurais, aumentam o controle de qualidade de produtos, apoiam iniciativas junto a produtores familiares e ajudam a tornar o campo um ambiente propício à inovação e tecnologia. Entre os principais projetos já desenvolvidos pela Vertical estão os anuários Agronegócio & Tecnologia, que concentram informações como políticas públicas, financiamentos e softwares específicos para o desenvolvimento do setor, além de apoiar a participação no Núcleo de Inovação Tecnológica para Agricultura Familiar (NITA), atuando como um elo entre startups e a demanda de cooperativas e agricultores catarinenses por inovação e novas tecnologias.

Fonte: ACATE, Censo Agtech  Startups Brasil,  World Economic Forum, Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).

17

empresas

R$150

milhões

de faturamento

545

empregos

gerados

Produtividade

R$227 mil

por colaborador

Case

NITA: Inovação e tecnologia para agricultura familiar

Fundado em 2016 a partir de uma demanda do Banco Mundial, o NITA (Núcleo de Inovação Tecnológica para a Agricultura Familiar) representa um grande case de sucesso da Vertical Agronegócios.

O núcleo trata-se de uma organização formada por instituições públicas e privadas do setor que visam oportunizar relações mais diretas entre a tecnologia e o campo, principalmente com foco no pequeno agricultor. Por meio de uma rede que engloba tecnologias sustentáveis, agricultura familiar e pequenas e médias empresas, o núcleo busca conectar demandas reais do campo e do mar com soluções tecnológicas.

Clóvis Rossi, diretor da Vertical Agronegócio, afirma que o Banco Mundial sempre financiou iniciativas de apoio à agricultura familiar, inclusive criando o arranjo SC Rural, que subsidiava ações para os produtores de pequena escala. “Ao identificar que os pequenos produtores não tinham acesso à tecnologia, o projeto mapeou as principais empresas de Santa Catarina que desenvolvem tecnologias para o setor agro e buscou compreender como essas soluções estão inseridas no contexto da agricultura de pequena escala. Em seguida, a Vertical Agronegócio coordenou o desenvolvimento de um site focado em expor essas empresas e conectá-las ao campo”, explica Clóvis. “No portal, são cadastradas e ficam disponíveis todas as startups, projetos e tecnologias relacionadas à agricultura de pequena escala. Além disso, o pequeno agricultor pode registrar demandas tecnológicas, de modo que conseguimos construir um portal de relacionamento, levando a tecnologia para mais próximo do campo e vice-versa”, celebra Clóvis.

Além da ACATE por meio da Vertical Agronegócio, fazem parte do projeto NITA 16 instituições, são  elas: Banco Mundial, Sebrae/SC, Fundação Certi, SC Rural, Epagri, Sistema ACAFE, Deatec, FAPESC, BRDE, OCESC, FEATESC, FAESC, IFSC, Centro Universitário Católico de Santa Catarina, Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Secretaria de Estado da Agricultura e Pesca do Governo de Santa Catarina.

Conectando agricultores familiares com as empresas e suas tecnologias, propiciando um ambiente cooperativo para a solução das reais necessidades do campo e do mar.

b_educ.png
b_mani.png
b_agro.png
b_iot.png
b_varej.png
b_segur.png
b_econcria.png
b_sust.png
b_constr.png
b_concloud.png
b_funt.png
b_saude.png
b_energia.png

Navegue pelas demais Verticais de Negócios e explore novos cases e os números que estão ajudando a levantar a economia catarinense.