TECH REPORT

2019 

PANORAMA SETOR DE

TECNOLOGIA CATARINENSE

Realização

Produção técnica 

Web 

LOGOTUPIX.png
logo_lagoasoft_webapplications.png

/

O que é o programa?

O Brasil ocupa a 109ª posição no Ranking de Facilidade de Realizar Negócios, permanecendo com níveis ainda inferiores nos quesitos de pagamento de impostos (184º), abertura de empresas (140º) e registro de propriedade (137º). Tanto para
o setor público como para o setor privado, a eficiência na governança e na sustentabilidade dos processos produtivos pode ser encontrada via novas tecnologias e novas maneiras de se trabalhar. Este é o desafio que pode ser encontrado via novas tecnologias nos transportes, genética e blockchain.

A Vertical Governança & Sustentabilidade da ACATE reúne 8 empresas de base tecnológica, as quais desenvolvem e comercializam soluções orientadas a governança corporativa e sustentabilidade empresarial – contemplando os aspectos econômico, financeiro, social e ambiental. No seu portfólio, destacam-se empresas que atuam com soluções em gestão e governança empresarial com maior ênfase para a gestão estratégica e indicadores, liderança, e responsabilidade social e ambiental. Além disso, são parte do grupo, empresas que atuam nas áreas de eficiência em processos, redução de desperdício, e eficiência energética.

Fonte: ACATE, World Economic Forum.

8

empresas

R$683

milhões

de faturamento

1.315

empregos

gerados

Produtividade

R$404 mil

por colaborador

Case

Indicadores de sustentabilidade: Gestão de empresas

Ao longo dos últimos anos, a Vertical Governança & Sustentabilidade vem trabalhando no processo colaborativo de construção de um banco de indicadores de desempenho para empresas de base tecnológica. A ideia é apresentar um modelo de gestão baseado em KPIs (Key Performance Indicators) que aumentem a maturidade de gestão das empresas de tecnologia catarinenses, especialmente as empresas associadas à ACATE. Trata-se de um conjunto de indicadores de desempenho selecionados e recomendados por um grupo de especialistas de gestão que atuam na Vertical Governança e Sustentabilidade da ACATE. Este, que é o maior case de sucesso da Vertical, surgiu a partir da percepção de que empresas de tecnologia no Brasil não possuíam uma maneira precisa de mensurar seu nível de sustentabilidade.

A Vertical então realizou uma série de pesquisas sobre ferramentas e indicadores referência de mercado, utilizados nacional e internacionalmente, nos quais o grupo pôde se embasar para criar o banco da ACATE de indicadores relacionados à gestão sustentável e à realidade das empresas de base tecnológica. “Com base nas metodologias identificadas e em relatórios referência como o Global Reporting Initiative (GRI), nós criamos um processo pioneiro no Brasil de extração de indicadores ligados à sustentabilidade para empresas de tecnologia”, celebra Gerson Zimmer, diretor da Vertical Governança & Sustentabilidade. Foram selecionadas as seguintes categorias de indicadores: financeiros, de desempenho, sustentabilidade, mercado e clientes, processos internos, e de aprendizagem e crescimento.

A partir da formulação dos indicadores, foi organizada pela Vertical uma formação em que as empresas foram orientadas sobre como preencher os indicadores. “Nosso objetivo com a formação não foi apenas explicar como fazer, mas porquê. A implementação da análise de indicadores de sustentabilidade dentro de uma empresa de tecnologia representa uma oportunidade de entendimento de modelo de gestão e do que, de fato, ela precisa fazer para ser cada vez mais competitiva no mercado, entendendo que há  um papel que vai além da geração de lucro”, acrescenta Gerson.

A primeira versão do banco gerou mais de 170 indicadores e, após feedbacks das empresas da Vertical e processo de reavaliação e validação, este número foi reduzido para aproximadamente 70, na versão final. “Nossa ideia é lançar um eBook com esses indicadores consolidados ainda em 2019”, finaliza Gerson.

Indicadores de sustentabilidade:
Maturidade na gestão de empresas

de tecnologia catarinenses

b_educ.png
b_mani.png
b_agro.png
b_iot.png
b_varej.png
b_segur.png
b_econcria.png
b_sust.png
b_constr.png
b_concloud.png
b_funt.png
b_saude.png
b_energia.png

Navegue pelas demais Verticais de Negócios e explore novos cases e os números que estão ajudando a levantar a economia catarinense.