

O que?
A inovação está transformando as habilidades necessárias para o ambiente de trabalho atual. No Brasil, jovens com ensino superior apresentam vantagem de 10 pontos percentuais na taxa de ocupação em relação aos que possuem somente o ensino médio. Ainda assim, o país possui um dos menores percentuais de jovens vinculados à educação profissional.
Ao mesmo tempo em que as tecnologias para educação encontram oportunidades de ampliação do acesso à educação no mercado nacional, também se deparam com desafios de adequação dos sistemas educacionais. Construir sistemas educacionais preparados para o futuro requer novas soluções de aprendizados, que envolvem características gamificadas e personalizadas.
A Vertical Educação ACATE atua como um dos mais ativos clusters de EdTechs do país, catalisando iniciativas e projetos em busca do desenvolvimento conjunto das startups, com o propósito coletivo de facilitar a equidade de acesso às tecnologias educacionais no Brasil. O futuro da educação, da formação profissional, das demandas dos alunos e das plataformas de ensino estão no foco das ações e debates promovidos pelo grupo.
Na Vertical Educação, 37 empresas desenvolvem e comercializam soluções inovadoras para instituições de ensino ou mesmo para empresas e indústrias. São produtos e serviços em áreas como ambiente virtual de aprendizagem, aplicações de conteúdo para ensino à distância, sistema de avaliação e gestão acadêmica, aplicativos mobile, soluções de tutoria, metodologias ativas de aprendizagem, educação empreendedora, entre outros. Mais de 650 pessoas foram impactadas por eventos do grupo em 2019.
Fonte: ACATE, INEP - Education at a Glance e World Economic Forum.