TECH REPORT

2019 

PANORAMA SETOR DE

TECNOLOGIA CATARINENSE

Realização

Produção técnica 

Web 

LOGOTUPIX.png
logo_lagoasoft_webapplications.png

/

O Observatório ACATE tem a missão de entender o contexto no qual o setor de tecnologia catarinense está inserido, avaliando a relevância, crescimento e as transformações do setor.

TECH 

REPORT

PANORAMA

SETOR DE

TECNOLOGIA

CATARINENSE

2019 

Santa Catarina é uma das referências em tecnologia do Brasil, com destaque à especialização e produtividade de nossas empresas. O Tech Report 2019 busca consolidar e analisar estes números, apresentando a relevância, o crescimento e os desafios da tecnologia catarinense.

 

Com este objetivo, o estudo de Panorama do Setor de Tecnologia apresenta a Formação e Crescimento do Profissional do Setor de Tecnologia, a Evolução de um Setor Disruptivo, com números de crescimento de empresas e do faturamento das empresas do setor.


Na sequência são apresentados os Promotores da Tecnologia de Santa Catarina, destacando os empreendedores e colaboradores que promovem a eficiência da tecnologia catarinense. As Oportunidades e Desafios na Formação das Competências também se constituem em um capítulo essencial para a manutenção da competitividade da tecnologia catarinense. As iniciativas e cases de sucesso que envolvem os diversos setores econômicos do estado com a inovação e tecnologia catarinense são apresentados no capítulo de Verticais de Negócios.

Highlights

DANIEL DOS SANTOS LEIPNITZ

PRESIDENTE

Graduado em administração pela Universidade do Estadode Santa Catarina - ESAG (1997), MBA em Administração Global pela Universidade Independente de Lisboa e mestrado em administração de empresas pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2002). Atualmente é Diretor Corporativo e de Relações Humanas na Visto Sistemas, empresa com atuação nacional e da Startup Vigix. E exerce também a função de presidente da ACATE - Associação Catarinense de Tecnologia, gestão 2018/2020.

Palavra do Presidente

O setor de tecnologia tem se desviado das crises econômicas de forma marcante. Nos últimos quatro anos, o número de empresas de tecnologia em Santa Catarina dobrou e 3,2 mil novos postos de trabalho foram criados em 2018. Atualmente, o setor responde por 5,8% do PIB catarinense, correspondendo a um faturamento de R$ 15,8 bilhões, e posicionando o Estado como o sexto maior polo do Brasil.

Os resultados que conquistamos na tecnologia são sempre graças às nossas pessoas. São 15,7 mil empreendedores e 51,8 mil colaboradores que contribuem para o sucesso do setor de tecnologia catarinense. Além disso, o número de colaboradores no setor posiciona o estado entre as maiores participações do Brasil.

Por meio dos dados coletados nesta pesquisa, você poderá entender como vem funcionando e evoluindo o setor de tecnologia em Santa Catarina e no Brasil e como isso se reflete na imagem que o Estado transmite. Por meio da inovação e do pensamento disruptivo, nossos empreendedores criam soluções que resolvem dores reais e se destacam no mercado da tecnologia.

Em números de empresas, a Grande Florianópolis é a região com maior representatividade, com 32% do total, seguida por Vale do Itajaí (27%), Norte (20%), Oeste, Sul e Serra Catarinense (20%). A ACATE vem trabalhando junto a diversos atores do ecossistema para levar cada vez mais desenvolvimento e inovação a todas as regiões do Estado, com a criação de novos Centros de Inovação e unidades do LinkLab.

A qualidade das nossas empresas e a movimentação de todos os atores me impressiona mais a cada ano desta gestão. Temos pessoas e empresas que são referência em suas áreas de atuação, e nacionalmente já temos esse destaque, mas queremos mais. Precisamos mostrar ao mundo o potencial de Santa Catarina em tecnologia e inovação. O estudo reforça este posicionamento e o entendimento de como se comportou o ecossistema catarinense no último ano.

Boa leitura!

TECH 

REPORT

PANORAMA

SETOR DE

TECNOLOGIA

CATARINENSE

2019 

Explore:

view.png