TECH
REPORT
PANORAMA
SETOR DE
TECNOLOGIA
CATARINENSE
2021
Nesta nova versão do Panorama de Tecnologia do estado de Santa Catarina,
o Tech Report 2021, são apresentadas atualizações dos principais números do setor referentes ao ano de 2020. Os indicadores continuam a mostrar a relevância do estado para a tecnologia brasileira, com destaque para o maior crescimento no
número de empresas a nível nacional, a maior especialização e a tendência de mais
intensidade no crescimento da atividade.
O Tech Report 2021 apresenta a trajetória de crescimento do setor e a representatividade em termos de empresas. O faturamento e produtividade possuem um capítulo específico em que são detalhados os indicadores nacionais, estaduais e regionais, mostrando as localidades mais produtivas.
Ao destacar o time de pessoas que forma o setor de tecnologia catarinense, são
apresentados indicadores do perfil de colaboradores e dos empreendedores.
Destaca-se a especialização dos profissionais do estado e a elevada taxa
de colaboradores do setor por trabalhador formal, classificando o setor de tecnologia como um vetor de extrema relevância para a geração de renda dos catarinenses.
Chamando a atenção para o desafio de formação de profissionais qualificados,
a Pesquisa de Mapeamento de Vagas do setor de tecnologia de Santa Catarina
traz números inéditos da perspectiva de novas vagas na área e o perfil de
colaboradores requisitados pelas empresas.
Esta é mais uma produção do Observatório ACATE, um ambiente que reúne dados e informações atualizados do ecossistema de inovação catarinense. Sua missão é entender o contexto no qual o setor está inserido, avaliando sua relevância e crescimento em comparação com os demais ecossistemas brasileiros, além das transformações promovidas pelos nossos empreendedores.
IOMANI ENGELMANN
PRESIDENTE 2020-2022
Palavra do Presidente
Se por um lado o ano de 2020 entrou para a história como um dos mais desafiadores
dos tempos modernos, por outro foi um ano marcado por muita resiliência, transformação, evolução e desenvolvimento, especialmente para o setor de tecnologia.
A demanda por novas soluções e pela rápida retomada da economia e dos
empregos trouxe muitas oportunidades para o setor, gerando novos negócios
e garantindo que o ecossistema catarinense continuasse crescendo.
Essa aceleração da inovação e das soluções digitais em toda a economia agravou ainda mais uma questão que há tempos vem preocupando os setores de tecnologia do Brasil e do mundo: a falta de profissionais qualificados.
Atenta a este movimento, a ACATE iniciou em 2020 parcerias para promover a formação de talentos e, no primeiro semestre de 2021, realizou uma Pesquisa de mapemanento de vagas, sobre a qual trazemos alguns destaques neste estudo. O levantamento mostrou que existe uma perspectiva de abertura de 16,6 mil vagas até 2023, o que representa um desafio complexo de formação de talentos para a área de tecnologia.
Esta necessidade é reflexo da força e qualidade do setor de tecnologia catarinense, que possui o maior crescimento de empresas a nível nacional e já representa mais de 6% do PIB do estado.
No Brasil, o setor de tecnologia de Santa Catarina é o 4º em número de colaboradores. Temos o 6º maior faturamento, com quase R$ 20 bilhões no ano e nossa produtividade é a terceira mais expressiva.
A ACATE tem o compromisso de promover a união e a integração do ecossistema
de tecnologia catarinense, e de trazer sustentabilidade financeira e serviços
de alto valor para seus associados. Para isso, trabalhamos fortemente junto a
diversos atores do ecossistema, sempre buscando atuar de forma inovadora e
transformadora frente às adversidades.
Reforçamos que é preciso mostrar ao mundo o potencial tecnológico e inovador de Santa Catarina. O estudo reforça este posicionamento.
Boa leitura!
TECH
REPORT
PANORAMA
SETOR DE
TECNOLOGIA
CATARINENSE